4 grandes desafios enfrentados pelo empreendedor

4 grandes desafios enfrentados pelo empreendedor

Todo mundo conhece os percalços na vida de um empreendedor, afinal, não é fácil abrir mão da estabilidade de um emprego convencional para se arriscar no universo do empreendedorismo. São muitas coisas para pensar: planejamento, fluxo de caixa, gestão de pessoas, entre outros. É preciso pensar em tantos detalhes que fica difícil conseguir tempo para entrar em novos desafios e pensar em maneiras de buscar a inovação.

Pensando em conhecer melhor os empreendedores, a Endeavor lançou a Pesquisa Desafios dos Empreendedores brasileiros, em parceria com a Neoway e coleta doDatafolha. O levantamento foi realizado com diferentes perfis de empreendedores, com quase mil empreendedores brasileiros e mostra quais são as áreas mais sensíveis para os donos de pequenos negócios. Confira abaixo quatro dos 10 tópicos elencados pela pesquisa.


1 – Gestão de pessoasessa foi a maior dor do empreendedor, segundo a pesquisa. Em uma escala entre 1 a 10, gestão de pessoas aparece com a nota 6,7. Foi a média mais alta entre o grupo de Empreendedores Gerais da pesquisa, segmento que representa a grande maioria dos empreendedores do país.

– Gestão Financeiraem um cenário financeiro instável no país, a gestão torna-se um desafio ainda maior para empreendedores e apareceu em segundo lugar dentro da pesquisa. Infelizmente não é possível modificar o cenário nacional, porém, você pode tornar a gestão financeira menos dolorosa. Nos da Guiawize, oferecemos gratuitamente um Software para controle das despesas e receitas, com ele você ficará sabendo tudo o que entra e sai do seu caixa.

3 – Inovação: o desenvolvimento de novos produtos e serviços é a maior barreira de inovação identificada segundo os Empreendedores Gerais. O grupo que mais sente dor em inovação são os de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), com uma média de 6,4. Porém, é importante lembrar que a inovação nem sempre precisa estar associada com o desenvolvimento e criação de novos e mirabolantes caminhos.

4 – Marketing e Vendas: um em cada cinco entrevistados classifica esse como o maior desafio para as empresas, afinal, o cliente é a base de tudo. E a melhor maneira de tornar a estratégia de marketing de uma empresa mais produtiva é conhecendo o cliente. Primeiro, é preciso entender que a maneira de consumir hoje é diferente de cinco ou até mesmo de um ano atrás. A tecnologia permitiu que os consumidores buscassem por conta própria o produto que mais se encaixa nas suas necessidades, além de uma infinidade de informações sobre determinado produto (reclamações anteriores, custo benefício, facilidades e dificuldades etc).

O marketing também uma nova função. Transforma-se a ideia simples de “venda” para o cuidado com o relacionamento marca-consumidor. É preciso conversar, entender e conduzir o seu público. Como reagir para entender esse consumidor e entrar no momento certa da venda? Um exemplo: seu cliente comprou em sua loja após uma avaliação positiva de outro cliente? Conheça esse histórico. Vá a fundo em casos como esse. Com o CRM Online da Guiawize, é possível conseguir rapidamente os dados de clientes de locais internos.

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Fonte: www.pensandogrande.com.br

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